segunda-feira, 24 de março de 2008

A Escola


A Escola é o meu principal Projecto, e mesmo com os tempos conturbados em que se vive, GOSTO DE SER PROFESSOR.



Desde o ano passado que lecciono na Escola Secundária do Monte de Caparica, onde sou um dos docentes da Turma PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação).



Entre muitas particularidades desta Turma, destaco o facto de não ser apenas professor de Educação Física, mas também professor de outras disciplinas (Segurança e Higiene, Formação Vocacional, entre outras). A somar a estas funções, acrescento a de Animador de Projecto, onde sou responsável pela dinâmica de cada unidade e pela parte pedagógica da mesma.



Um dos principais objectivos deste Programa é através de uma dinâmica mais apelativa e prática, promover uma maior participação e interesse destes alunos nas actividades lectivas.



Daí que funcionemos de uma forma diferente no que diz respeito ao ensino regular. Trabalhamos por Unidades Temáticas (de 5/6 semanas), onde abordamos um determinado assunto, que é o pêndulo para todas as disciplinas. Todas as Áreas Disciplinares contribuem também para um produto final (por exemplo: exposições; campanhas; etc..). Durante cada Unidade os alunos são avaliados em determinadas competências, que só depois de adquiridas, lhes permitirão obter a certificação (que pode ocorrer a qualquer altura do ano).



No 3º Período a nossa Temática vai ser: "Uma Mão Contra a Exclusão", que excepcionalmente irá ter uma duração maior.



Muitas actividades já estão planeadas, das quais vos irei dar conhecimento.

1 comentário:

Unknown disse...

Parabés grande Filipe,

Continua com o teu bom trabalho!

A nostalgia de ter estado contigo durante uns bons anos do lado de quem escuta e aprende, faz-me sentir muito orgulhoso pelo trabalho que desenvolves junto dos "miúdos" que contigo aprendem a ser "graúdos"!!

Desejo-te a maior sorte do mundo em todos os teus projectos, e que nunca percas o encanto por ensinar o teu melhor!

É interessante andar 18/20 anos para trás e perceber que enquanto uns(onde me incluo) queriam era dar uns pontapés na bola durante as tardes e de preferência ter a preponderância de dar o último toque para dentro da baliza, outros havia(sim ... tu), que passavam as manhãs num descampado com meia-dúzia de miúdos com menos 4/5 anos do que tu, a tentar ensiná-los a jogar à bola!!!

PARABÉNS!